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Percursos Acadêmicos e TCC’s

 

Durante sua formação, cada estudante constrói seu Percurso Acadêmico ou Trabalho e Conclusão de Curso (TCC), tendo como referência uma questão social relacionada às necessidades e demandas de sua comunidade, onde as exigências de cada percurso vão configurar o eixo de articulação dos diferentes componentes curriculares do curso ao longo de seu processo de formação. Assim, durante sua formação, cada estudante vai poder optar por Percursos Acadêmicos diversos, que serão estruturados prevendo uma dupla articulação: com uma área de conhecimento e com os projetos sociais de suas comunidades.

O vínculo a uma área de conhecimento permite ao estudante indígena se situar quanto à comunidade científica da qual virá a participar (com a possibilidade de participação em eventos como ANPED, ANPOCS, ABA, etc, como parte do percurso formativo e de inserção na comunidade científica).  Aqui, a referência são as grandes áreas de conhecimento científico, sua história e sua dinâmica e a possibilidade do estudante indígena se inserir no contexto contemporâneo de produção do conhecimento científico, no qual a visão canônica de ciência tem sido muito debatida e criticada em função das suas limitações enquanto única forma de conhecimento.

Com os projetos sociais de sua comunidade, cria-se uma interface com os professores e as lideranças locais para elaboração e gestão destes. As exigências de cada projeto vão configurar o eixo de articulação dos diferentes campos de conhecimento envolvidos na realização dos mesmos. Nesse sentido, assim como acontece nos projetos de extensão universitária, serão chamados a trabalhar em conjunto, estudantes indígenas inseridos nos diferentes percursos acadêmicos, de forma a atender à demanda de atuação de cada Projeto Social nos quais se encontram envolvidos. Já nas primeiras etapas do curso, será feito um levantamento dos Projetos Sociais de cada comunidade para registro, análise e organização dos Grupos de Trabalho, pois não se trata de criar projetos específicos para a formação, mas de se engajar naqueles efetivamente existentes em cada comunidade indígena.

Ao final do Percurso Acadêmico, cada estudante elabora seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser apresentado publicamente de uma banca composta pelo(a) orientador(a), um professor da universidade e um representante indígena com conhecimento tradicional sobre o tema.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas – FIEI podem ser acessados no repositório UFMG através do seguinte link https://www.biblio.fae.ufmg.br/monografias/monografias_index.htm 

FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

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